Quem de nós, antes de comprar um veículo, procura saber
suas qualificações de segurança? Muitos de nós se quer sabe onde encontrar
essas informações com segurança. O Onix, por exemplo, é o popular mais procurado
no Brasil atualmente, mas ele é seguro? Em casos de impacto, ele alcança níveis
satisfatórios para o seu consumidor? Leia esse artigo e esteja esclarecido
sobre essas questões.
O respeitável programa de avaliação de Carros Novos destinados
à América Latina e o Caribe, Latin NCAP em sua segunda série de resultados em
2017 apresentou o inesperado, para não dizer decepcionante resultado ZERO
estrelas - isso mesmo: ZERO -, para os modelos Kia Rio Sedan e Chevrolet Onix.
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O consumidor pode se perguntar: como pode o carro mais
vendido no Brasil apresentar risco tão grande a vida de seu ocupante? O
questionamento é válido, mas o que deveria mudar são as políticas de aceitação
desses modelos com baixa avaliação de segurança visando sua colocação no
mercado. O Chevrolet Onix, fabricado no Brasil, os resultados são especialmente
ruins a respeito da proteção lateral, nesse quesito, o Onix obteve zero estrela
na proteção do ocupante adulto e três estrelas em relação à proteção do
ocupante infantil. O adulto, como é facilmente perceptível no vídeo, sofre uma
altíssima compressão no peito; no caso da proteção infantil, com o impacto a
porta se abre, aumentando os riscos para a acriança.
Qual foi o grande problema nesse modelo? A resposta vem da
Física, o modelo da Chevrolet não contava com dispositivos de absorção de
energia em sua estrutura para impacto lateral, isso significa dizer que, se a
estrutura do veículo não absorve a energia do impacto, ela é quase que
totalmente transferida para o ocupante.
E as políticas internacionais?
Com os resultados apresentados o Onix não passaria os
requerimentos básicos da regulação para impacto lateral das Nações Unidas
(UN95). Isso quer dizer que o modelo fabricado no Brasil não podoria ser
vendido na Europa ou na América do Norte? Por que ainda são vendidos na América
Latina? Por que ainda são vendidos no Brasil? O engenheiro Alejandro Fura, secretário
geral do Latin NCAP diz: "O GOVERNO PRECISA TOMAR AS DECISÕES MAIS
CEDO", com respeito aos carros fabricados na América Latina, lamentando
que fabricantes líderes como a GM e a KIA continue o oferece carros ZERO
estrelas, enfatizando ainda que os consumidores merecem muito mais que esses
resultados.
Agora a decisão é sua! Antes de comprar qualquer modelo, de
qualquer montadora, informe-se sobre os padrões de segurança.
Veja o vídeo de testes do ONIX:
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