VANTAGENS
• Exige menos da parte elétrica já
que é um sistema de alimentação mais simples sendo que o combustível é
"arrastado" pelo ar para dentro do motor (efeito Venturi).
• Sua manutenção, salvo alguns
casos, é mais simples e barata, possibilitando em casos de pane efetuar o
socorro do veículo no local fazendo com que ele retome o curso pelos próprios
meios ainda que provisoriamente, porém para se fazer um serviço correto deve-se
usar muito mais ferramentas, calibradores, manuais e tabelas.
• Por ser um dispositivo simples,
sua construção é barata comparando-se a sistemas de injeção eletrônica de
combustível.
• Pelo fato de serem sistemas
simples, os carburadores também são, em geral, mais leves e compactos que
sistemas de injeção eletrônica de combustível, o que viabiliza seu uso em
equipamentos como por exemplo em cortadores de grama, motoserras, pequenos
barcos onde o mais importante é menores peso e preço.
• Por serem simples, leves e de
fácil preparação são utilizados em karts. Nos karts de competição podem
significar um veículo campeão ou um fracasso nas pistas, tendo sua preparação
tão importante quanto o motor.
DESVANTAGENS
• Como não utiliza nenhum sensor
(salvo carburadores mais modernos) não tem capacidade de se adaptar com
perfeição a todas as condições de uso a que é submetido. Assim, o carburador
nem sempre consegue ter uma eficiência tão boa ou melhor que um sistema moderno
de injeção eletrônica.
• Devido ao princípio de
funcionamento do carburador ser o de acelerar o ar para que este arraste o
combustível para dentro do motor isto cria um gargalo para o motor. Isto somado
ao fato do carburador nunca conseguir a melhor relação ar+combustível faz com
que a potência desenvolvida nunca seja a máxima para aquele motor comparando-se
a sistemas modernos de injeção de combustível.
• O carburador não utilizando
sensores não é auto-adaptativo. Sendo assim não pode usar diversos tipos de
combustíveis como as injeções eletrônicas "flex".
• Com as regulamentações atuais no
que concerne a emissões este dispositivo de formação de mistura não atende mais
nenhum valor permitido pelos órgãos regulamentadores.
Carburador utilizado no Fiat Tempra, no Brasil
Fonte: Wikpédia
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