
FREIO A
DISCO
O freio
a disco (português brasileiro) ou travão de disco (português europeu) é uma
máquina de conversão de energia cinética em calor por meio da fricção. Sua
eficiência é medida pela sua capacidade de dissipar o calor gerado. Um freio a
disco, feito geralmente de ferro fundido ou materiais cerâmicos (como carbono,
kevlar e sílica), é conectado à roda ou ao eixo. Para parar a roda, um material
de fricção na forma de pastilhas de freio (montadas em um dispositivo chamado
pinça) é forçado mecânica, hidráulica, pneumática ou eletromagneticamente
contra os dois lados do disco. A fricção faz com que o disco e a roda fixada a
ele desacelerem ou parem.
FREIO
ABS
O freio
ABS ou travão ABS (acrônimo para a expressão alemã Antiblockier-Bremssystem,
embora mais frequentemente traduzido para a inglesaAnti-lock Braking System) é
um sistema de frenagem (travagem) que evita que as rodas se bloqueiem (quando o
pedal de freio é acionado fortemente) e entrem em derrapagem, deixando o
automóvel sem aderência à pista. Assim, evita-se o descontrole do veículo
(permitindo que obstáculos sejam desviados enquanto se freia) e aproveita-se
mais o atrito estático, que é maior que o atrito cinético (de deslizamento). A
derrapagem é uma das maiores causas ou agravantes de acidentes; na Alemanha,
por exemplo, 40% dos acidentes são causados por derrapagens.
Exemplo:
Um carro está descendo uma ladeira, e o motorista vê um obstáculo. Ao freiar, o
motorista ainda tem controle do carro para desviar do obstáculo.
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