
O
carburador é um componente mecânico responsável pela alimentação de um motor de
combustão interna. Ele é responsável pela criação da mistura ar/combustível e
sua dosagem em motores de combustão interna, seu funcionamento básico é
totalmente mecânico.
Utilizado
nos automóveis por quase um século, o carburador passou por mudanças em termos
de tecnologia, passando a ser comandado por dispositivos eletrônicos
(carburador eletrônico) antes de finalmente ser substituído por uma nova
tecnologia que cumpre sua função: a injeção eletrônica. O seu uso agora
restringe-se a competições, instalado em carros de alto desempenho ou ainda na
fabricação de motos, sendo aos poucos substituído pela injeção eletrônica. Como
vantagem tem o custo como aliado, sendo a manutenção relativamente mais barata
em relação a injeção eletrônica, porém gastando mais combustível, com a
necessidade de manutenção periódica.
FUNCIONAMENTO
O ar
aspirado pelo pistão passa em alta velocidade pelo difusor (um estreitamento de
passagem) arrastando uma porção de combustível de um pequeno compartimento
reservatório chamado "Cuba". A borboleta (instalada na base do
carburador) que é ligada diretamente ao pedal do acelerador dosa de acordo com
sua abertura a quantidade de mistura que o motor precisa aspirar, quando
acionada, uma bomba injeta uma quantidade de combustível da cuba diretamente
pelo difusor para a aceleração rápida. Por esta dosagem, ele determina o número
de RPM (rotações por minuto) e a potência que o motor desenvolverá. Em marcha
lenta encontrando-se a borboleta fechada, uma agulha de mistura controla a
entrada de ar e combustível.
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